quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os 10 mandamentos do voto cristão consciente


Por Carlito Paes...
Pertencemos a uma cidade com maioria absoluta de população cristã. Sejam cristãos católicos ou evangélicos, temos por formação familiar ou por convicção de fé ou por herança e uma consciência cristã, que nos deixou um legado de liberdade, democracia e justiça social. Em 03 de outubro acontecerá uma das maiores eleições da história do Brasil. Vamos todos às urnas e contribuir com um voto ético que não seja manipulado!

Sei que voçê tem motivos para não gostar muito do processo eleitoral, por estar decepcionado com o sistema e com políticos, por não acreditar nas verdadeiras motivações de muitos deles e por estar cheio das mesmas promessas. Mesmo acreditando que podem apenas usar seu voto para buscar benefícios pessoais, voçê deve analizar a vida, a carreira publica, pessoal, e familiar, os valores e ideologia de vida de cada candidato, por isso, verifique o que cada um deles já fez pela nossa nação e pelas pessoas.

Parafraseando a experiência bíblica dos 10 mandamentos dados por Deus a Moisés, vamos pensar nos 10 mandamentos de um voto cristão, honesto e consciente:

I. Não viole a sua conciência política. Ninguém deve conduzir o seu voto em outra direção;

II. Não aceite votar contra as suas convicções pessoais, por mais que voçê ame e considere o seu pastor, padre, líder religioso, líder sindical ou chefe.

III. Não vote baseado em pesquisas. Vote com sua conciência pessoal limpa e pura.

IV. Não sinta-se obrigado a votar em um candidato pelo simples fato de ele confessar uma determinada denominação religiosa.

V. Evite votar em candidatos que são contrários ao seu sistema de valores éticos, cristãos morais e familiares, como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo, etc..

VI. Não vote em quem está apenas comprometidos consigo mesmo ou com seu partido. Vote em quem tem compromissos com a justiça, o bem comum e com o povo da cidade.

VII. Vote, sobretudo para governador, com base em programas de governo, com propostas e soluções para que a nossa cidade seja cada vez melhor.

VIII. Vote apenas em candidatos "Ficha Limpa". Vamos livrar o nosso país desse mal da corrupção.

IX. Não se sinta culpado por ter opinião política diferente de seus líderes ou parentes. Seu voto é pessoal e secreto e suas convicções pessoais devem ser respeitadas por todos.

X. Não vote em branco nem anule o seu voto.

Lembre-se: o voto é pessoal, intransferível e inegociável. Com ele o cristão expressa sua conciência como cidadão. Por isso, o voto precisa refletir a compreensão que o cidadão tem de seu país e Estado. Não se deixe influenciar por pesquisas de intenções de voto.

Bom voto! E que Deus abençõe toda a nação brasileira.

Carlito Paes: É o Pastor Senior da PIB de SJCampos - Sp

Nenhum comentário: